domingo, 3 de abril de 2011

Virtualidade

As vezes me pego pensando no quanto a minha vida era diferente há exatamente dois anos. Não sei ao certo até que ponto essa mudança foi boa, mas sei que ao longo desses meses eu aprendi muito.
Acho que, aos poucos, estou me acostumando com a nova realidade.
Não estamos mais no ano de 2009 e consequentemente, não sou mais aquele estudante do 4º ano de Química da Universidade Estadual de Maringá. Agora sou um profissional recém formado, o que me obriga de adquirir novos hábitos, hábitos que estão diretamente ligados ao mundo adulto.
Durante essa época, umas das coisas que mais me influenciaram no que eu sou hoje, foram as amizades que eu adquiri dentro da faculdade. Algumas dessas amizades, só foram possíveis graças às redes sociais e posso garantir que essas foram as que mais me marcaram.

Muitas pessoas não acreditam em amizade virtual talvez por que ainda estejam presas ao modelo de que tudo só acontece se for presencialmente. Porém, acredito que há dimensões não presenciais de existência. A memória é uma delas. Uma pessoa não precisa estar na sua frente pra que você goste, sinta carinho, afeto, raiva ou até mesmo paixão... Quem não entende isso, provalvelmente nunca se entregou à experiencia de se apaixonar por um personagem de um livro, por exemplo. As relações sociais "virtuais" são como um livro que você está lendo, com a diferença que os personagens são reais, interagem com você e podem ser afetados pela sua interação. Esses personagens podem sair deste "livro" e se fazer presente na sua vida. E tudo isso acontece por uma coisa que está além de nós e faz com que as pessoas se unam: Amizade.

A amizade não precisa necessariamente durar pra sempre. Algumas coisas fazem com que as amizades terminem. Talvez uma incompatibilidade nos caminhos tomados, traição ou deslealdade. No primeiro caso, particularmente, isso não faz com que amizade naquele momento que ela existiu tenha sido menos verdadeira. Por isso, eu amo e sempre amei os meus amigos não pela condição de que eles estejam eternamente do meu lado, mas simplesmente pelo tempo presente. 

3 comentários:

  1. Que tudo Thiago!!!
    ADOREI o segundo parágrafoooo. =D

    ResponderExcluir
  2. Nossa Thiago, me surpreendeu no texto hein? Você escreve muito bem ^^.. Li ontem e achei muito legal o que vc escreveu. Resume bem o que penso sobre as amizades que tive, tenho e as que espero ter por um bom tempo ainda. E vc é um desses amigos que vai ter que me aguentar por muuuuuito tempo ainda huaihuaihuaihua

    Escreva mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez que eu leio, eu acho algum erro de concordância, pontuação e outras coisas, mas tô tentando melhorar isso! Além disso, eu não sei mexer direito! hauhuahua Mas muito obrigado por lerem, pessoal ^^

    ResponderExcluir